A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)

igual comandado pelo General João Antonio da Silveira. Arruda Camara, porém, repele o ataque e João Antonio se retira deixando alguns mortos.

DIA 14: - No rincão do Inferno José Gomes Portinho derrota as forças do Major João Pedro de Abreu fazendo-lhe quatro prisioneiros e 14 mortos.

DIA 26: - Trava-se a batalha de Poncho Verde que Rio Branco, em suas Efemérides brasileiras, apoiado em documentos de Bento Manuel Ribeiro, diz ter sido ganha pelos imperiais. Entretanto este combate ficou indeciso, embora tivessem os farrapos obtido considerável vantagem na luta, conforme se depreende deste trecho das Memórias de Francisco Pedro de Abreu (Chico Pedro), Coronel das forças legais; "... no campo houve mortos e feridos de parte a parte e dos legais alguns prisioneiros, ficando os rebeldes senhores da cavalhada e algumas bagagens assim como da carretinha de Bento Manuel Ribeiro".

Quando o combate estava no auge, um rebate falso fez com que os farrapos recuassem na mesma ocasião em que recuavam as forças de Bento Manuel. Este, depois de se ter já retirado do campo da luta, volta à carga. Entretanto, os farrapos, inferiores em número e tendo tido notícia de que se aproximavam mais reforços para os imperiais, continuaram em perfeita ordem a sua retirada, não deixando para trás um só homem, nem mesmo dos prisioneiros, e nem um só dos troféus conquistados.

Os imperiais, neste combate, eram dirigidos por Bento Manuel Ribeiro, e os farrapos, por Bento Gonçalves, David Canabarro e Antonio Netto (ver em Farrapos!, 2ª série do autor, a descrição completa deste combate).

A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)  - Página 359 - Thumb Visualização
Formato
Texto