Bento Manuel, em ofício ao Barão de Caxias, desta mesma data, diz: "Hoje, depois de uma batalha parecida à que houve no Passo do Rosário no ano 1827".
JUNHO DE 1843
DIA 5: - David Canabarro ataca a vila de Alegrete, sendo repelido pelo Coronel Francisco de Arruda Camara. Apesar disso sitia a vila por longo tempo, privando os imperiais de qualquer comunicação.
DIA 8: - Entrincheirado numa cerca de pedras o Coronel Francisco Pedro de Abreu resiste heroicamente ao ataque de uma força comandada pelos Generais João Antonio da Silveira, Portinho e Onofre Pires. Chico Pedro, apesar de só ter 150 guardas nacionais, mas esplendidamente entrincheirado junto ao arroio Santa Maria, Chico consegue repelir os 600 farrapos que o atacaram. Abreu, além de perder 33 homens, fora os feridos, recebeu dois ferimentos: um na cabeça, por espada, e outro numa mão, por lança. Da coluna republicana ficaram fora de combate cerca de cem homens, entre mortos e feridos, contando-se entre estes últimos os Generais Portinho e Onofre Pires.
DIA 27: - Na vila de Piratini Francisco Pedro de Abreu surpreende e aprisiona os intrépidos Coronéis farrapos José Mariano de Matos e Joaquim Pedro Soares, vultos eminentes que desde o 20 de setembro, sem medir sacrifícios, lutavam pelas reivindicações sul-rio-grandenses.
DIA 30: - Nas proximidades de Piratini o Coronel Manuel Márques de Souza põe em fuga 150 homens comandados por Manuel do Amaral Ferrador e ocupa, em seguida, a vila de Piratini.