A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)

seu norte. E não cuideis que exortando-vos para que fizestes ao país os serviços que ele está reclamando de vós, me retiro à vida privada, ou me entrego a um repreensível ócio, pelo contrário, na qualidade de soldado me vereis combater ao vosso lado contra esses mercenários que ousam talar nossos campos, e compartilhar todas as vossas fadigas enquanto minhas forças o consentirem, e até o último alento de minha vida. - Viva o soberano povo Rio-Grandense! Viva o Exmo. Presidente da República! Viva todos os americanos livres! - Estância do Contrato, 4 de Agosto de 1843. - Bento Gonçalves da Silva.

O verdadeiro motivo, porém, dessa atitude de Bento Gonçalves foram as dissensões que desde 1842 se vinham manifestando no seio dos republicanos.

DIA 7: - O General Antonio de Souza Netto passa o comando do Exército republicano ao General David Canabarro.

DIA 15: - O Coronel Bernardino Pinto derrota, no Alegrete, o Coronel legalista José Ribeiro de Almeida, irmão de Bento Manuel Ribeiro, e ocupa a vila. Neste combate foi morto o Coronel José Ribeiro de Almeida, além de mais 15 legais.

DIA 19: - É derrotado em Uruguaiana o Capitão legalista Hipolito Girio Cardoso, deixando no campo 16 mortos e 15 prisioneiros.

SETEMBRO DE 1843

DIA 26: - Em Camaquã, rende-se ao Tenente-Coronel João Propicio Mena Barreto, o Coronel uruguaio Baldomero Sotelo que ia incorporar-se, por ordem de Frutuoso Rivera, com 400 homens, às forças de Bento Gonçalves da Silva.

A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)  - Página 362 - Thumb Visualização
Formato
Texto