OUTUBRO DE 1843
DIA 25: - Trava-se em Canguçu um combate entre as forças imperiais comandadas pelo Tenente-Coronel Francisco Pedro de Abreu e as farroupilhas sob as ordens de Bento Gonçalves e Netto. As forças imperiais compunham-se de um Esquadrão de Cavalaria de guardas nacionais e 250 caçadores comandados por Francisco Felix da Fonseca Pereira Pinto. As forças de Bento Gonçalves e Netto compunham-se de 400 homens. Após encarniçada luta ficaram os legalistas senhores do terreno, perdendo os farrapos toda a cavalhada, um estandarte e muitas armas e munições.
Chico Pedro, nas suas Memórias assim se refere ao combate no § 79: "... resultou serem estes completamente derrotados, escapando-se os cabeças com violência e até Bento Gonçalves a pé pelo mato, da qual derrota, além dos feridos, foram 13 prisioneiros, e ficaram no campo sete mortos, muitos cargueiros de bagagem, todo o fato de Netto, armamento, um estandarte, e mais de 300 cavalos, e destes a quarta parte encilhados".
NOVEMBRO DE 1843
DIA 6: - Recontro de Canguçu entre forças de Chico Pedro e as de Bento Gonçalves e Netto. Após uma hora de fogo foram estes rechaçados pelos imperiais. As perdas foram regulares de parte a parte.
DEZEMBRO DE 1843
DIA 4: - Acampava na Encruzilhada um pequeno grupo de farrapos chefiados por Bento Gonçalves, quando, passando por essa localidade com 80