A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)

homens o legalista Tenente Joaquim Lacerda, travaram combate resultando a derrota do grupo de Bento Gonçalves e a morte do glorioso Coronel Agostinho de Melo.

Guardando uma cavalhada no Jaguari Oriental o Capitão farrapo Urbano Barbosa, atacou-o o Capitão legalista José de Albernaz. Barbosa foi derrotado perdendo toda a cavalhada.

DIA 8: - Urbano Barbosa destroça completamente, no Vacaquá, um destacamento de exploradores de cavalaria ao mando do Capitão Vasco Guedes, do Exército do General Caxias.

DIA 19: - A vila do Jaguarão repele um ataque dos farroupilhas comandados pelo Coronel Teixeira Nunes, coadjuvada eficientemente pela escuna "Gravataí", do comando de Barbosa Lomba.

DIA 26: - O General João Antonio da Silveira e o Coronel Onofre Pires da Silveira Canto são destroçados em Santa Rosa, nas proximidades do Botuí, pelas forças legais do comando do Tenente-Coronel Demetrio Ribeiro. João Antonio e Onofre Pires estavam aí acampados com cerca de 500 homens que se dispersaram perdendo 178 entre mortos, feridos e prisioneiros.

DIA 31: - Na picada de São Xavier (Missões), o Major legalista Agostinho Gomes Jardim, da Guarda Nacional, repele os farroupilhas comandados pelo General João Antonio. O Major Jardim foi morto já no fim do combate e graças à ação enérgica do Capitão Manuel José de Albernaz, que o sucedeu no comando, mantiveram os imperiais a vitória,

A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)  - Página 364 - Thumb Visualização
Formato
Texto