David Canabarro, Netto, Mariano de Mattos e Luís R. Barreto, sobre a pacificação, ficando resolvido tratar-se dela definitivamente.
DIA 15: - Domingos José de Almeida consegue fugir das forças legais que o haviam aprisionado.
DIAS 16 a 18: - Trava-se, no dia 16, o combate nas abas do Cerro da Palma, entre os arroios Candiota e Candiotinha, em que o bravo Coronel Antonio Manuel do Amaral desbarata as forças de Chico Pedro, que sai ferido. Cheio de rancor, bate em retirada com o restante de sua força e ordena aos seus comandados, Tenentes Fidelis (Fidelis Páis da Silva, que fora seu piá), Emidio e Varão fossem buscar cavalos nas proximidades da Conceição, a fim de se organizar novamente. Amaral, porém, tendo tido conhecimento da ordem, envia em perseguição deles o Tenente-Coronel Camilo dos Santos Campelo, que os espera em Conceição. De volta, em busca da força de Chico Pedro, com regular cavalhada tirada das fazendas dos cidadãos farrapos Zeca Netto e Domingos Netto, na linha divisória do Estado Oriental do Uruguai, topam com a pequena força de Campelo, pelas 2h da tarde, e são completamente derrotados, perdendo toda a cavalhada e deixando no campo seis mortos e oito prisioneiros (Em nosso Farrapos!, 2ª série, ver os capítulos "No Cerro da Palma" e "Combate da Conceição").
ABRIL DE 1844
DIA 6: - Violento choque entre forças imperiais da Divisão de Bento Manuel, composta de 60 homens comandados pelo Major Vasco Alves Pereira e forças de Jacinto Guedes da Luz, em número de mais de cem, nas proximidades do Passo da Lagoa.