Vasco Alves é derrotado perdendo 20 homens entre mortos, feridos e prisioneiros. Guedes também teve algumas baixas.
DIA 28: - Carvalhinho (Coronel Manuel Carvalho de Aragão e Silva) entra, ao anoitecer, de surpresa no acampamento imperial, próximo à Estância do Inocêncio, causando grandes danos. Francisco José da Silva, Coronel da Divisão de Bento Manuel, em ofício a este diz: "Tivemos mortos o Tenente João Antonio de Souza, dois cabos e cinco soldados, e gravemente feridos um sargento, um furriel, um soldado, e do 3º Regimento, cadete Joaquim José de Sant'Ana Leitão levemente passado de uma bala na coxa; extraviados os alferes Antonio da Silva Camara, Teobaldo Rodrigues de Sant'Ana, quatro Primeiros-Sargentos, dois Segundos-Sargentos, dois furriéis, quatro cabos, um corneta-mor, três cornetas, e 35 soldados; os rebeldes seguiram a estrada em direção ao Passo de São Simão".
DIA 29: - Com 35 homens apenas surpreende o Tenente-Coronel Manduca Carvalho, a força do Tenente-Coronel legalista José Joaquim de Andrade Neves que estacionava na estância de Carlos Borges, junto ao rio Santa Maria.
MAIO DE 1844
DIA 4: - Chegam ao acampamento de David Canabarro, enviados por Joaquim Teixeira Nunes, 14 prisioneiros feitos nas proximidades de Pelotas.
DIA 27: - Francisco Pedero de Abreu derrota na Serra do Erval a força republicana de Antonio Netto. Ficam em poder dos legalistas um estandarte e cinco prisioneiros, além de vários mortos.