A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)

AGOSTO DE 1844

DIA 17: - Chegam ao Rio de Janeiro, sendo recolhidos à Fortaleza de Santa Cruz, o Major José Mariano de Mattos e o Coronel Joaquim Pedro Soares, aprisionados pelas forças de Chico Pedro, na vila de Piratini (ver 27/6/1844).

SETEMBRO DE 1844

DIA 9: - O Marechal Barão de Caxias e o General Bento Gonçalves da Silva encontram-se, nas proximidades de Bagé, a fim de tratarem da pacificação da província.

OUTUBRO DE 1844

DIA 4: - Os principais chefes revolucionários resolvem entabular sem mais delongas as negociações de paz, sendo escolhido Antonio Vicente da Fontoura e o padre Chagas para tratarem em definitivo do assunto com Caxias.

DIA 8: - Trava-se em Sant'Ana do Livramento um dos últimos combates da Revolução de 1835, entre as forças de Hipólito Cardoso (legal) e Bernardino Pinto (farrapo). Este é derrotado e imigra para a banda Oriental.

DIA 11: - O Major Antonio Vicente da Fontoura chega ao acampamento do General Frutuoso Rivera onde se encontrou com o Tenente-Coronel Manuel Luis Osorio, que aí fora tratar, como Fontoura, da pacificação. Fontoura volta ao Rio Grande no dia 23.

DIA 22: - Nas pontas do Taquarembó um destacamento da Divisão de Bento Manuel, comandado

A Revolução Farroupilha (história popular do grande decênio, seguido das “Efemérides” de 1835-1845, fartamente documentadas)  - Página 369 - Thumb Visualização
Formato
Texto