JUNHO DE 1844
DIA 9: - David Canabarro e João Antonio da Silveira atacam a uma légua de Pai-Passo, 40 legais vindos de Alegrete conduzindo seis carretas, que ficam em poder dos republicanos, além de 13 prisioneiros. Perderam quatro mortos os legais.
DIA 21: - Morre, heroicamente, em combate, o Coronel farrapo Antonio Manuel do Amaral, no ataque à vila do Jaguarão. Defendia a vila um corpo da Guarda Nacional ao mando do Capitão Balbino F. de Souza, coadjuvado pelos marinheiros da escuna "Ibicuí" (Primeiro-Tenente Antonio Afonso de Lima) e lanchões "Gaivota" e "Torres". Com a morte de Amaral, retiraram-se os farroupilhas.
DIA 27: - Com 14 homens Chico Pedro ocupa Piratini, onde se achava novamente a sede do governo desde a renúncia de Bento Gonçalves, e aprisiona os Coronéis José Mariano de Mattos, Joaquim Pedro Soares e Pedro José Vieira. - Mattos e Pedro Soares foram enviados logo para o Rio de Janeiro.
JULHO DE 1844
DIA INCERTO: - Manuel Carvalho de Aragão e Silva, mais conhecido por Carvalhinho, Sezefredo Alves Coelho de Mesquita, o primeiro Tenente-Coronel, e este Tenente, e mais o jovem e simples soldado Policarpo Pereira de Carvalho e Silva, batem, na estância da Caieira, de propriedade do Capitão Fidelis Nepomuceno de Carvalho Prates, irmão do Bispo D. Feliciano e avô do Dr. Julio Prates de Castilhos, uma partida imperial de 30 homens (ver em nosso Farrapos! 2ª série, o capítulo "Carvalhinho").