vez que David Canabarro é surpreendido, o que até agora parecia impossível pela sua incansável vigilância".
DIA 15: - O Coronel João Propicio Menna Barreto, comandante de um destacamento da 1º Divisão chefiada por Bento Manuel Ribeiro, bate no Passo do Leão, em Quaraí, uma força do Coronel Guedes da Luz sob a chefia do Major Ferreira, perdendo estes parte da cavalhada, alguns encilhados, sete mortos e vários feridos que levaram consigo.
DIA 19: - Seguem de Bagé para o Rio de Janeiro, o Embaixador dos farroupilhas Antonio Vicente da Fontoura, com poderes amplos para a pacificação, e, enviados por Caxias com ordens especiais, o Coronel Manuel Márques de Souza e o Major Carlos Miguel de Lima e Silva, sobrinho de Caxias.
DIA 26: - É derrotado e morto pelo Tenente imperial Fidelis Pais da Silva, o bravo Coronel farroupilha Joaquim Teixeira Nunes, junto ao Passo dos Canudos.
DIA 28: - No arroio Grande é destroçado e morto em combate contra a força de Francisco Pedro de Abreu, o valente e brioso farrapo Joaquim Teixeira Nunes, um dos mais bravos oficiais revolucionários. Sua morte foi sentidíssima.
DEZEMBRO DE 1844
DIA 12: - Chegam ao Rio de Janeiro os emissários dos revolucionários e do Barão de Caxias, para tratarem da paz.
No dia 13 realiza-se a primeira conferência entre Antonio Vicente e o Ministério. No dia 16 nova conferência se realiza. No dia 18 D. Pedro II concede