nova anistia aos revolucionários que depuserem as armas. Finalmente, a 20, com honroso tratado de paz no bolso, Antonio Vicente da Fontoura embarca de regresso ao Rio Grande, chegando a São José do Norte a 27, em Pelotas a 29, avistando-se com Caxias a 2 de janeiro de 1845, em Piratini (ver 9/1/1845).
DIA 29: - Último combate da Revolução Farroupilha. Vasco Alves Pereira, comandante da Guarda Nacional, surpreende e destroça completamente junto ao Quaró, na República Oriental do Uruguai, o Coronel Bernardino Pinto que foi ferido e aprisionado. Este foi o segundo combate e, também, a segunda derrota de Bernardino Pinto, no Quaró, afluente da margem esquerda do rio Quaraí.
JANEIRO DE 1845
DIA 9: - Chega ao acampamento de David Canabarro o Major Antônio Vicente da Fontoura que, a 4, se encontrara com José Gomes de Vasconcellos Jardim, e a 5, com Manuel Lucas de Oliveira. Leva Antônio Vicente a Canabarro o pleno acordo destes e as notícias lisonjeiras de Caxias (ver 25/2).
DIA 12: - Antônio Vicente da Fontoura, de volta do Rio de Janeiro, chega, glorioso, ao acampamento farroupilha e escreve, nesse mesmo dia, a Vasconcelos Jardim, conjurando-o a comparecer ao acampamento a fim de assistir à realização do tratado de paz. Gomes Jardim, porém, responde, dias mais tarde, dizendo não poder comparecer por doente e delega plenos poderes ao Ministro Manuel Lucas de Oliveira.