É em consequência da heterogeneidade dos padrões culturais que o processo de assimilação toma, às vezes, feições múltiplas e, não raro, contraditórias. Acontece, como observa Taft, que os reacionários querem transformar o ádvena em puritano, os conservadores tencionam metamorfoseá-lo em representante dos padrões sociais predominantes. "Americanização significa esmagamento do Pró-germanismo, catolicismo, liberalismo, radicalismo - aos grupos interessados em tais fins... É bastante divertido que grupos com programas exatamente opostos exaltam seus méritos nos termos do americanismo procurando americanizar o imigrante mediante influências opostas".(18) Nota do Autor
Óbvio é que a seleção e eliminação dos elementos culturais trazidos pelo imigrante seguem critérios heterogêneos senão opostos. O grupo A procura transformar a crença religiosa do adventício, ao passo que o grupo B apregoa precisamente ideias as quais A tenciona eliminar. Jamais se deve perder de vista que não existe assimilação "em si". O que se verifica na realidade é um microcosmo de processos e subprocessos. Jamais o imigrante tem contato com "a nação" como tal, mas sempre com grupos e subgrupos, famílias, empresas, sindicatos, seitas, clubes, repartições públicas, escolas etc. Toda assimilação se processa nesses grupos e por meio deles. Se, entre eles, a discrepância for maior do que a similitude, forçosamente se deve admitir que a