Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes

"uma questão de nascimento ou descendência. É uma questão de afiliação espiritual, de lealdade e fidelidade. Alguém que reage implicitamente, espontaneamente e sem reserva, ao apelo dos valores americanos, é um americano... Isto é verdade com relação a pessoas nascidas em terra americana como a pessoas nascidas em terra estranha...".(21) Nota do Autor

Robert E. Park(22) Nota do Autor cujos estudos sobre aculturação são universalmente conhecidos, chega à conclusão de que assimilação "é o nome dado ao processo ou aos processos pelos quais povos de origens raciais diversas e de diferentes heranças culturais, ocupando um território comum, realizam uma solidariedade cultural suficiente, pelo menos, para sustentar uma existência nacional".

Conclusão: Resumindo as definições dadas por alguns dos autores americanos mais eminentes, conseguimos fixar os seguintes elementos constitutivos:

1 - A assimilação social somente se compreende como processo bilateral, embora prevaleçam, em geral, os padrões de um grupo.

2 - A assimilação implica na seleção de certos dados dos grupos adventícios e a eliminação de outros.

Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto