Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes

propriamente dita costuma ser precedida pela aproximação e acomodação, processos estes que serão estudados como fases sucessivas e, ao mesmo tempo, gradativas, com relação à assimilação.

Analisando os caracteres gerais da assimilação, deparamos na realidade com um determinado número de dados sociais e culturais "oferecidos", por assim dizer, pelo indivíduo ou grupo imigrante. O confronto dos dados trazidos e os dados encontrados representa o problema fundamental. Pois, o confronto importa em avaliação mútua, e esta avaliação mútua determina a seleção de uns e a eliminação de outros dados, preparando a interpenetração dos elementos sociais e culturais. A fim de nos tornarmos mais claros, vamos enumerar os principais dados que o imigrante costuma trazer e que entram no ato de cotação recíproca em relação aos dados correspondentes, encontrados no grupo aceitante. São estes:

1 - Instituições familiais; formas de casamento; relações entre esposos, pais e filhos, filhos entre si; responsabilidades legais e sociais dos cônjuges; divórcio; sucessão; relações sexuais extranupciais; adultério; posição social de filhos naturais.

2 - Relações sexuais entre pessoas solteiras.

3 - Língua.

4 - Instituições educacionais; posição social das crianças, educação formal e informal.

5 - Religião.

Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes - Página 29 - Thumb Visualização
Formato
Texto