ora por motivos de segurança contra os escravos e os parentes, ora por motivo do inimigo externo. Houve quem me contasse que, a oito léguas de Manga, no sítio denominado Poções, há uma gruta atravessada por água no meio e que do outro lado da água há objetos depositados, que ninguém se arrisca a ir buscar. Água que fura a terra e aparece outra vez chama-se água engrurada [sic].
Histórias como essas são frequentes e denunciam um estado de espírito significativo da decadência da riqueza e da cultura da região que ainda não se libertou da influência desses antigos dominadores.
Em torno da velha e famosa igreja de Morrinhos, um dos mais imponentes monumentos da arquitetura religiosa de todo o S. Francisco e um dos mais antigos templos de Minas Gerais, circulam cousas extraordinárias.
Há noção de subterrâneos entupidos pela ação do tempo, histórias de baús escondidos nas paredes, contendo moedas e paramentos de metal precioso e não falta quem mande escavar o adro e as adjacências, na esperança