Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane

[Ver ilustração no original - Legenda:

Brasão dos MacFarlane: Como tenentes, Higlanders defendem, em atitude belicosa, a Cruz de Santo André, aspa ou santor do escudo do clã. O mote é "This I'll defend" ("Isto eu defenderei"). O grito de guerra é Loch Sloy, nome de pequeno lago situado no sopé do Monte Voirlich, Escócia.

(Gravura reproduzida de LEARNEY, "The Tartans of the Clans and Families of Scotland").]

montanheses da Escócia - Highlanders - aparecem em atitude belicosa, como tenentes, defendendo a aspa ou santor (Cruz de Santo André), escudo do clã, encimado por um homem seminu, a levar um feixe de flechas, na mão direita, e uma coroa real, na esquerda, sob o mote, que é um lema - This I'll defend. Sua divisa, seu "slogan" é - Loch Slay ou, em gaélico - Loch Slòigh, nome que lembra pequeno lago ("loch") situado ao pé do Monte ("Ben") Voirlich, Suas plantas simbólicas são o arando ou mirtilo ("cranberry") e uma variedade de framboesa (cloudberry).

As terras dos MacFarlane localizavam-se a oeste de um dos mais belos e famosos "lochs" da Escócia - o lago Lomond, nos limites meridionais das Highlands - as Terras Altas desse pais, ásperas paragens onde, no dizer de ROBERT BAIN, viveram vários clãs belicosos, embora "none more war-like than the MacFarlane", que afirmavam ser a Lua sua lanterna(3) Nota do Autor.

Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto