Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane

Os Nogueira da Gama MacFarlane

Dona Helena Augusta nasceu na atual cidade de Ouro Preto no dia 20 de junho de 1818. Quando tinha apenas 16 anos, viu morrer seu pai - o Coronel Ignacio José Nogueira da Gama. Teria este acontecimento precipitado seu casamento? É bem provável. De outra maneira seria difícil explicar que, logo no ano seguinte (1835), aos 17 anos, contraísse matrimônio com o Dr. MacFarlane, então com 38 anos. Teria sido um casamento de amor? Provavelmente não o foi, quer porque na época raramente cabia à mulher escolher o futuro marido, quer porque 21 anos os separavam, no tempo. Aos olhos de Dona Maria Carolina, sua progenitora, o escolhido como genro daria à filha adolescente a proteção, o amparo, o apoio, que já não podia ter do pai, recém-falecido. O Dr. MacFarlane seria muito mais do que um simples marido: seria um novo pai.

Desse consórcio nasceram apenas dois filhos. O primogênito veio ao mundo em 1836, quando Dona Helena Augusta já completara 18 anos de idade: chamou-se Ignacio Wallace, nome que lembra seu avô materno e, também, o próprio pai. Constitui o estudo de sua longa vida um dos objetivos deste ensaio, pois a Parte III lhe é inteiramente dedicada.

Em 1838, nasceu sua irmã - Maria Carolina, cujo nome representa uma homenagem à sua avó materna; entretanto, para os membros da família era, simplesmente - Mary. Trata- se da futura Baronesa de Araujo Gondim.

Ao que parece, os primeiros anos da década de 1840 foram cheios de dificuldades para a família do Dr. MacFarlane, cujas energias viram-se abaladas. O fato é que adoeceu gravemente, assistido pelo seu compatriota, grande amigo e colega de profissão - o Dr. Thomas Cochrane; e, na manhã do segundo domingo de novembro do ano de 1844, na idade de 47 anos, seu corpo baixou à sepultura no Cemitério dos Ingleses, na Gamboa, em presença de um grupo de amigos - os mesmos "friends" que publicaram o convite fúnebre no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro. Presidiu à cerimônia religiosa,

Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto