Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane

desta natureza. Os directores da empreza brazileira me annunciarão, pois, que não obteriamos capitaes daquella praça senão mediante a garantia de 5%.

Representei ao governo sobre os novos e imprevistos embaraços que surgido. O presidente do conselho, o visconde de Monte-Alegre, um dos mais prestantes cidadãos do Imperio, cuja memoria honrão quantos prézão o civismo e a virtude, sentindo a necessidade de dotar o paiz com uma via ferrea, reconheceu que em concurrencia com paizes mais adiantados, devia o Brazil, para chamar o capital estrangeiro, offerecer-lhe maiores vantagens.

O decreto de 2 de Janeiro de 1849, concedeu-lhe novo privilegio com a garantia do juro de 5% e a isenção de direitos de importação para as machinas, etc.

Dependerão, porem, estas novas concessões da approvação da assembléa geral. Infelizmente dissolvida a legislatura anterior, a nova não pôde trabalhar nesse anno. Sobreveio em 1850 a febre amarella que perturbou tambem a marcha dos negocios publicos.

Roubando á minha clinica horas que não me sobravão, envidei de esforços. Ninguem desconhece quanto é preciso ás vezes em bem de uma ideia solicitar os individuos. Votou-se em 1850 uma urgencia, mas já tão no resto de sessão que não aproveitou.

O anno de 1851 marca uma época no Brasil; elle abrio a éra dos melhoramentos materiaes, em substituição das lutas politicas. Na falia do throno S. M. o Imperador enunciava essa aspiração do paiz.

A ideia da estrada de ferro, que até então lutava contra desdens e prejuizos, parecia afinal enraizada no paiz e começava a desenvolver-se com vigor. Na côrte era assumpto de discussão, no interior era uma preocupação incessante e uma esperança de salvação.

É por esse tempo que se manifesta a acção dos principaes proprietarios de Vassouras aos quaes, o Sr. conselheiro Ottoni attribue a verdadeira iniciativa da estrada de ferro de D. Pedro II. Respeito todo o merecimento; concedo que a impulsão dada á idéa pelos esforços dos mais ricos agricultores de um municipio importante accelerasse a solução da grande questão da via ferrea.

Não é possível comtudo admitir que a influencia e prestigio de qualquer cidadão, por mais elevado que esteja, inicie o que já estava não sòmente iniciado, mas em via de execução.

A verdade é outra. A influência politica de Vassouras pesou na vontade legislativa para desviar a via ferrea projectada de sua primitiva direcção, e approximal-a daquelle importante municipio. Talvez actuasse tambem para traspassar a missão de realizar obras de tanto vulto do obscuro estrangeiro a cidadãos brasileiros respeitaveis por sua posição e riqueza.

Tinha o illustre deputado, o Sr. Barreto Pedroso, pedido urgencia para a questão da estrada de ferro; e nesse mesmo dia votava-se em primeira discussão a approvação do decreto de 2 de janeiro de 1849 a quasi unanimidade de votos. Chegão então á côrte os distinctos cavalheiros que vinhão trabalhar em favor da idéa; muda de repente o

Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane - Página 299 - Thumb Visualização
Formato
Texto