2
Pioneiro das estradas de ferro
O Brasil ganha um médico escocês. "Stephenson's times". A Concessão Cochrane. Homem de visão e lutador. Fantasias de uma época. "Laissez faire, laissez passer"... Em busca de capitais ingleses. Compasso de espera. Ferido em seu amor próprio. A garantia de juros. Motivos de consolação. Derradeira tentativa. Vitória de um ideal. Incompreendido em seu tempo. Um nome que ficou na História.
O Brasil ganha um médico escocês
QUANDO TERIA CHEGADO ao Brasil o Dr. Thomas Cochrane?
Ignoramos o dia e o mês, como também pormenores outros. Mas sabemos com segurança que o fato se deu no ano de 1829, de acordo com seu próprio testemunho em documento publicado na imprensa, 21 anos depois, ao defender-se contra um ataque à sua honorabilidade, e confirmado, em 1865, quando afirmou que estava "domiciliado há 36 anos no país e a ele preso por laços de família"(1) Nota do Autor.
Não nos foi possível descobrir que motivos o teriam levado a dirigir-se da Inglaterra para o vacilante Império do Brasil. Apenas podemos afirmar que trazia consigo o diploma de médico e a garantia de rendimentos mais que suficientes para aqui viver sem maiores preocupações. Na verdade, ao completar 25 anos em maio de 1830, passara a dispor de uma