Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane

"Um senhor muito amante de nossa terra, que nasceu na Inglaterra, que veio para o Brasil e que hoje exerce a profissão de médico homeopata (suponho que ele veio para o Brasil como Doutor em Medicina para exercer a profissão de seus estudos), propõe-se a construção de uma estrada de ferro. Mas, digo eu: fez este homem os trabalhos necessários sobre o terreno pelo qual tem de passar a sua estrada, para poder combinar um projeto exequível? Tem ele as habilitações necessárias para fazer esse projeto? Calculou ele a porção de gêneros que teria de passar por essa estrada projetada, para saber se dará ela o juro do capital empregado?"

Incumbiu-se o próprio orador de dar uma resposta dura e ferina às suas perguntas:

"Custa-me muito a acreditar, Senhor Presidente, que um médico homeopata possa improvisar um projeto de estradas, de que se devam ocupar pessoas sérias"(24) Nota do Autor.

Fácil é imaginar o quanto tais palavras, partidas de uma das mais ilustres figuras do Parlamento brasileiro feriram a sensibilidade do Dr. Thomas Cochrane. Não tanto a pecha de incompetente, mas principalmente a sinceridade de seus propósitos e sua própria honra pessoal.

Por isso mesmo, poucos dias após a divulgação desse discurso, recebeu o deputado mineiro uma resposta enérgica e altiva em carta aberta estampada nos "a pedidos" do Jornal do Comércio(25) Nota do Autor.

Pretendera acompanhar em silêncio o desenrolar dos debates, porque depositava ilimitada confiança "no patriotismo e luzes dos Srs. Deputados e Senadores". Entretanto, mudara de atitude, porque Justiniano José da Rocha servira-se de "expressões que sobremaneira me ofendem, pinta-me um aventureiro, atirado às praias do Brasil, um especulador sem consciência, um homem, enfim, que só procura iludir o país que o recebeu de braços abertos". Declara, com orgulho, que a pessoa a quem fora concedido o privilégio em discussão, era "filho de uma família distinta da Grã-Bretanha" e não um vulgar aventureiro.

Suas palavras demonstram com clareza a mágoa profunda que trazia no coração:

Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane - Página 52 - Thumb Visualização
Formato
Texto