"Ficará sabendo V. S. que o filho de uma família distinta da Inglaterra, depois de haver recebido a educação literária que mais em harmonia estava com o seu gênio, não foi atirado às praias do Brasil, mas veio ao Brasil para viajar, percorreu as províncias de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e no Brasil se conserva desde 1829, no Brasil é casado com uma brasileira, filha do falecido Coronel Inácio José Nogueira da Gama, irmão do falecido Marquês de Baependi.
Estou certo de que depois dessas informações, V. S. se há de convencer que esse estrangeiro não é o aventureiro que V. S. supõe, até mesmo porque não há quem acredite que qualquer família distinta do Brasil tenha coragem de receber em seu seio especuladores ou aventureiros.
E, sabendo V. S. que esse estrangeiro tem cinco filhos brasileiros, talvez queira acreditar que é o amor pela Pátria de seus filhos o que lhe tem dado ânimo para empregar todos os seus esforços e fazer sacrifícios mesmo pecuniários, a fim de realizar uma empresa que sem dúvida alguma deve ser de imensa vantagem para o Brasil."
Semente depois dessas palavras repassadas de revolta é que o Dr. Cochrane aborda o segundo aspecto do discurso do deputado mineiro, convidando-o a ler uma segunda vez o Memorial e os documentos apresentados, na certeza de que haveria de concordar que o empreendimento não era apenas grandioso e brilhante, mas "também exequível e muito exequível.".
Não negou a Justiniano da Rocha o direito de discordar do projeto, inclusive empregando "todo o seu reconhecido talento em combatê-lo". E terminou por reafirmar, com altivez:
"Mas não me insulte, não desacate a um estrangeiro que nem por isso há de esfriar nos seus desejos de ser útil à Pátria de seus filhos, nem por isso há de deixar de continuar a empregar todos os seus esforços para ver realizado seu pensamento e estabelecida no Brasil uma estrada de ferro, porque em suma esse estrangeiro confia muito no provérbio - Labor improbus omnia vincit e não há de recuar."
A garantia de juros
O ano de 1850 chegou a seu fim sem que nenhuma decisão houvesse sido tomada,
Em contrapartida, segundo as palavras do próprio Dr. Cochrane, "o ano de 1851 marca uma época no Brasil; ele abriu a era dos melhoramentos materiais, em substituição das lutas políticas".