I
A FAMÍLIA ANDRADA
No século XIII a família Freire de Andrada era senhora das Vilas de Ferrol, Puentedeume, Vilalva e do forte castelo de Andrada, na Galiza, tirando deste o seu nome. No século XIV um ramo passou para Portugal. No final do século XVII, entroncando sua linhagem no ramo medieval dos Condes de Bobadela e dos Senhores d'Entre-Homem e Cávado, outrora Condes de Amares e Marqueses de Montebelo, da Província do Minho, o jovem José Ribeiro de Andrada deixou Portugal em rumo da América.
Aborrecendo-se com o meio ambiente que lhe tolhia as atividades, desejou vida nova, costeou o Brasil e aportou em Santos, a pequenina vila que Braz Cubas plantara ao lado da celula-mater colonizadora de São Vicente, na capitania de Martim Afonso de Souza, hoje o grande Estado de São Paulo.
Ativo, inteligente e culto, adaptando-se à aventurosa vida colonial, José Ribeiro de Andrada dedicou-se ao comércio. Votando especial amizade à família do seu compatriota Baltazar da Silva Borges, que se sobressaía entre as dominantes do vilarejo, verificou que a esposa deste era brasileira, nascida ali mesmo perto da praia, e que o casal possuía uma filha, Ana, que educava com os requintes de feliz abastança. Prosperando