III
JOSÉ BONIFÁCIO
José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu a 13 de junho de 1763, na rua Direita, perto dos Quatro Cantos, da Vila de Santos, na província de São Paulo. A rua Direita partia da frente do Monte Serrate, através do ribeiro São Jerônimo, e seguia até o outeiro Santa Catarina - que desapareceu para dar lugar aos quartéis. Paralela ao embarcadouro, era o centro do vilarejo - que continha duas mil almas a esse tempo. A população preferia residir serra acima, na capital, para fugir ao calor do porto.
Aprendendo as primeiras letras com sua dedicada mãe, os rudimentos de humanidades com seu pai que era inteligente e instruído, e a educação moral de ambos, José Bonifácio herdou as qualidades do coração materno e o descortino lúcido do pai, congregando em sua inteligência os primores de espírito de toda uma raça privilegiada.
Desde pequeno demonstrou viveza de percepção, rapidez de apreensão e horizontes amplos e límpidos do talento. Sorvendo sofregamente os ensinamentos paternos, retendo as lições morais que sua mãe lhe proporcionava a propósito dos mais insignificantes fatos, José Bonifácio recebia as luzes da instrução na própria terra natal. E independentemente dessa facilidade