a sua incapacidade para levar mais longe os que nele haviam depositado todas as suas esperanças. Reformas radicais que alterassem a estrutura da sociedade, reconstruindo-a sobre novos fundamentos econômicos, só seriam possíveis pela conquista do Estado e esta apresentava-se agora como apenas realizável por meio de uma mutação revolucionária da ordem política existente.
* * *
As múltiplas influências de natureza intelectual, econômica e política que se haviam acumulado durante algumas dezenas de anos, criando nas populações tanto dos países de civilização mais adiantada, como também entre povos ainda em nível de relativo atraso econômico, político e social, uma nova mentalidade tendente à descrença no evolucionismo e fortemente inclinada à ação revolucionária, precipitaram-se em uma resultante decisiva sob a pressão traumatizante da guerra. Esta veio demonstrar a ineficácia dos métodos de ação política e administrativa associados às instituições do sistema representativo e parlamentar e por ao mesmo tempo em evidência as possibilidades dos processos de realização direta, imediata e mais ou menos violenta.
O primeiro efeito da conflagração de 1914 foi a falência da democracia liberal e parlamentar. As uniões sagradas, que se constituíram em França logo nos primeiros dias da guerra e mais tarde na Inglaterra, a fim