O Brasil na crise atual

mundiais, o que não implica em dizer-se que as peculiaridades do nosso ambiente não refratem os aspectos nacionais daquelas questões, ao ponto de dar-lhes por vezes uma fisionomia essencialmente diferente.

Nestes estudos o autor procurou traçar simultaneamente as linhas gerais de cada uma das questões focalizadas, enquadrando em seguida nelas o caso particular que ora se apresenta na experiência brasileira. Embora se trate de ensaios até certo ponto autônomos, formam eles, contudo, uma cadeia lógica de observações e de ideias, na qual os estudos aqui reunidos podem ser considerados como capítulos de um livro.

Como explicação prévia ao leitor convém assinalar o caráter essencialmente crítico destes estudos, em cuja feitura houve por certo a inspiração dos sentimentos de brasilidade do autor, mas que não obedecem a um propósito finalista de natureza específica. Fazendo o estudo de problemas que interessam vitalmente o Brasil, a preocupação predominante de quem escreveu estes ensaios foi a análise objetiva da realidade. E como esta é sempre contraditória em consequência da própria complexidade, é possível que o leitor tenha por vezes a impressão, aliás falsa, de alguma inconsistência entre afirmações contidas nestas páginas. Entretanto, se a leitura delas for feita levando-se em consideração o ponto de vista crítico e objetivista em que se colocou o autor, verificar-se-á a coerência que coordena todas as ideias e opiniões aqui expressas.

O Brasil na crise atual - Página 8 - Thumb Visualização
Formato
Texto