mestres no ensino do latim produzia em anos aquilo que hoje se obtém em dias. Parece claro, pois, que é uma condição vital a boa escolha do método e do processo. Insistamos nesta ideia, porque ela é a explicação do livro que temos a ventura de apresentar ao público".
Ainda com José Tell Ferrão, fundou Tavares Bastos o Instituto Acadêmico Paulistano, cuja sessão inaugural se realizou a 23 de outubro de 1858, sob a presidência do Conselheiro Amaral Gurgel. Propunha-se essa associação a ajudar os estudos científicos e literários dos alunos da Faculdade.
Para o Kaleidoscopio que apareceria um ano depois, como órgão semanal do novo cenáculo, escreveu Aureliano o artigo de apresentação em que se afirmam mais uma vez os seus sentimentos e o seu espírito bem brasileiros. Vejam-se estes trechos: "Como é mais ilustrada a educação, é também mais liberal a instrução de hoje. Àquele ar pesado, àquela sisudez acanhada, ao espírito português de outrora, sucede o espírito brasileiro, graciosa mistura de seriedade britânica com a jovialidade que distingue os franceses e a imaginação ardente e devaneadora dos filhos da Ibéria.
É notável a transformação que têm sofrido no Brasil os diversos elementos da civilização que nos legou Portugal. Para não falar sinão no idioma, já Castilho Antonio notou que os brasileiros não só pronunciam