Tavares Bastos (Aureliano Cândido): 1839-1875

dispunham de certa influência, tenta hesitantes simpatias.

Sem o apoio de outros núcleos da Província, graças à atividade ubíqua e à bravura de Sinimbú, a causa revolucionária estava destinada ao desastre.

Resolvem os sediciosos embarcar o presidente Neves, então prisioneiro. Informado dessa resolução, Sinimbú dela se aproveita para um impressionante golpe político que o prestigiaria inda mais na opinião conservadora da Província.

Vindo de Maceió o navio que conduziria o presidente deposto, Sinimbú entrega ao comandante uma carta, cujo teor somente poderia ser conhecido, verificada a hipótese daquele embarque.

A bordo, o Dr. Neves é informado dos dizeres reservados: "O Vice-presidente da Província ordena ao mestre do patacho "Dois Amigos" - José Paulo dos Reis - que no caso de se apresentar a seu bordo o Exmo. Dr. Agostinho da Silva Neves o receba como Presidente desta Provincia, pondo o navio á disposição do mesmo Exmo. Senhor para desembarcar neste porto de Maceió, ou qualquer outro da Província que por elle fôr designado. Palacio do Governo das Alagoas, em Maceió - 2 de Novembro de 1839 - João Lins Cansanção de Sinimbú".

A Câmara Municipal, receando que Sinimbú investisse do poder o presidente itinerante, dirige-lhe um ofício

Tavares Bastos (Aureliano Cândido): 1839-1875 - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto