Tavares Bastos (Aureliano Cândido): 1839-1875

dos desvarios de Outubro a Novembro do ano passado, ou nelles representaram o maior papel."(6) Nota do Autor

Agravava-se assim a situação política cada vez mais. José Tavares Bastos, reeleito deputado, conduz a maioria da Assembleia contra o presidente.

A volta da Capital para a velha cidade despojada fez-se o leit-motiv da nova campanha. Aquele irredentismo, de efeito eleitoral, entreteve bem os espíritos nos manejos das ambições partidárias.

Sob os mais fúteis pretextos, os deputados recusam-se reunir nos edifícios de emergência que a administração lhes designa, na Capital recém-inaugurada. Alegando falta de comodidade, protestam com falsa indignação contra os lugares escolhidos.

Até para um templo se apelou, mas aqueles licurgos infiéis desdenharam a hospitalidade sagrada. As paixões que traziam eram talvez demasiado humanas para se abrigarem sob o teto do Senhor...

Ante tais caprichos, manteve-se o impasse angustiante. Sinimbú, assoberbado de dificuldades, compreende ambíguo o apoio do Centro. Estava-lhe indicado o caminho da renúncia, não hesitou.

O seu caso, como tantos outros, sofria a fatalidade histórica daqueles fenômenos políticos da Regência que, segundo a imagem mecânica de Euclydes da Cunha, se instituiu "como um ponderador das agitações

Tavares Bastos (Aureliano Cândido): 1839-1875 - Página 41 - Thumb Visualização
Formato
Texto