Contingentes militares estacionam em Porto Calvo e para lá segue o próprio presidente da Província, Pires Camargo, para melhor conhecer do êxito das operações. Ao Governo Imperial informa Camargo que a rendição dos cabanos estaria por poucos dias, e os dias se sucedem sem a vitória prometida.
As populações desarmadas é que pagavam caro as consequências da luta. A cupidez do caudilho nada respeitava e nada escapava à rapinagem e à lubricidade dos asseclas.
Vicente de Paula tornou-se um símbolo de terror e os papa-meis um exército mais temeroso do que os Sanfedistas do Cardeal Ruffo, quando assolaram as aldeias da Lucania.
Na Fala com que o presidente da Província, em 1° de dezembro de 1833, expôs ao Conselho Geral a situação criada pelos rebeldes, destacam-se estes trechos impressionantes: "Homens que mais se assemelham a uma horda de anthropophagos do que a cidadãos, sem principios, sem moral, e sem Religião, levados pelo unico instincto imitador das bestas ferozes, entre as quaes vivem, e favorecidos da posição, onde habitam, de matas impenetraveis (Jacuhype e suas immediações) tais são os revoltosos e tais são as tropas com que temos empenhado uma luta tão porfiada, debalde o Governo tinha dado todas as providencias ao seu alcance para os chamar á ordem. Deixarei de dar uma relação, pormenor, de todas as circumstancias da guerra e das providencias que tem dado o Governo e