Já o trágico grego não perguntara se se pode prever os últimos golpes da sorte?!...
Tempera de caudilho, a quem a sublimação da ordem dera tão claro destino, Sinimbú, apesar da fascinação stendhaliana do poder, aceitou tranquilo o ostracismo - esse filho irritado da Cidade Antiga - como se fora um pouso de convalescença.
A sua seiva, sabia-o, vinha da terra, como a das possantes árvores patrícias, cujas vigorosas raízes se embebem no mais profundo do solo natal.
Pertencendo a uma grande família de abastados senhores rurais, que as alianças pelo casamento ligavam a outros tantos núcleos poderosos, o seu prestígio podia sofrer essas síncopes passageiras, porém nunca se anularia. Além do mais, os seus instintos consulares criaram-lhe no seio dessa massa numerosa uma ascendência que se não discutia, e a autoridade - pela cultura e pelo caráter - pairava acima das pequenas competições, como árbitro supremo.
Elementos assim de bases tão harmônicas, a que a rede nervosa dos interesses econômicos emprestava uma sensibilidade partidária aguda, pelo sentido da defesa comum, não poderiam deixar de ser, numa Província pequena, uma das forças de maior atuação política e de domínio.
O rival vitorioso passaria, como um episódio brilhante na vida dos partidos, sem grandes consequências nos destinos da terra.