nascido em Boulogne-sur-Seine, a 13 de setembro de 1909, atual representante do princípio monárquico brasileiro, Dom Luis Gastão, nascido em Cannes a 19 de fevereiro de 1911 e morto a 9 de setembro de 1931 e Dona Maria Pia, nascida em Boulogne-sur-Seine a 4 de março de 1913.
Pela desistência de seu irmão mais velho recebeu dom Luis os direitos à coroa imperial do Brasil. Viajante, jornalista, poliglota, escritor, ensaísta, orador e soldado, tudo fez bem. Premiado pela Academia Francesa e pela sociedade de Geografia de França, viajou meio mundo, estudando sempre, anotando tudo. Publicou Dans les Alpes, Tour d'Afrique, A travers l'HinduKush e Sous la Croix du Sud e o famoso Manifesto (1913).
Príncipe perfeito, impecável de graça, de elegância, de polidez, nele se reuniam virtudes altíssimas de coração, de cultura e de caráter. Nasceu para um trono que estava cada dia mais próximo de si. Derredor de sua figura moça e altiva, de sua palavra ardente e alta, agrupavam-se as expressões moças de sua pátria. Derredor de sua fisionomia admirável de beleza moral, de honestidade, de patriotismo vibrante, de alegria vitoriosa,