O Conde d'Eu

contraída na linha de batalha. O Rei da Bélgica condecorou-o com a Medalha Militar do Yser. A título póstumo dom Luis foi cavaleiro da Legião de Honra. Teve a Cruz da Guerra em virtude da citação na Ordem do Exército Francês (25 de julho de 1920) com largo elogio. O Governo Britânico agraciou-o com a British War Medal, com a Victory Medal, com a Star, de 1914-15.

Dom Luis veio morrer em sua doce casa de Cannes, perto do mar que o lembrava o índigo das preamares cariocas. Morreu tranquilo, sereno, certo de ter bem defendido sua causa e sua alma. Na madrugada da morte recebeu os Santos Sacramentos dizendo: - Quero que meus filhos me vejam receber os últimos Sacramentos a fim de conservarem sempre a recordação desse grande dever cumprido por seu pai". A 26 de março de 1920 morria como um Cruzado, fiel ao seu Deus, à sua Pátria e aos seus amigos.

Dom Antonio d'Orleans Bragança, o mais moço dos filhos do conde d'Eu, nasceu em Paris a 9 de agosto de 1881. Era mais Bragança no físico e mais Orleans no mental. Estudioso, calmo,

O Conde d'Eu - Página 146 - Thumb Visualização
Formato
Texto