O Marquês de Pombal e o Brasil

também debaixo da dita condição, ou pode assistir no lugar onde V. S.ª estiver, conservando-se junto com o desenhador Ponzone, para na presença de V. S.ª tirarem as cartas respetivas às relações que vierem das sobreditas tropas; ou pode entretanto presidir na aula que se abrir no Rio de Janeiro; ou pode fazer ao mesmo tempo tudo isto junto, como V. S.ª achar que mais convém ao real serviço nas circunstâncias que se lhe presentarem; e que finalmente pelo que elas lhe ditarem acautelará V. S.ª o dito primeiro perigo no espírito das providências de S. Majestade, que deixo acima declaradas, servindo-se V. S.ª dos termos e dos modos que a sua prudência lhe ditar, conforme o que o tempo permitir.

Quanto ao segundo dos mesmos perigos já ficam acima indicados os principais meios que aqui ocorreram para o acautelar; porque sendo cada uma das três tropas subordinadas inteiramente a um comandante português, sendo poucos em número os subalternos estrangeiros e sendo estes sempre acompanhados por oficiais portugueses, que hão de informar o sobredito comandante de tudo o que eles fizerem, não poderão facilmente extrair cartas topográficas e menos corográficas, nem ainda formar relações dos países, sem que o comandante venha logo a ter conhecimento delas para as fazer repor e fechar na secretaria da sua comissão.

Porém, para que nas expedições cesse ao dito respeito toda contestação desagradável entre os oficiais de que elas se hão de compor, deve V. S.ª estabelecer nas ordens que der a cada uma das sobreditas tropas:

– "que nenhum oficial ou soldado de qualquer qualidade e condição que seja, possa formar carta ou relação particular nos países a que se dirigir, ou seja em parte ou em todo, por se evitar a confusão, podendo ser diversas, e podendo por isso causar dúvidas em prejuízo das outras relações e cartas autênticas, que se ajustassem e formassem de comum acordo dos dois comandantes, português e espanhol, de cada uma das respetivas tropas."

Ordenando-se, além disto, que cada uma delas tenha livros destinados e distintos, para se escrever em um o que pertencer à demarcação de limites na forma em que for concordando pelos dois respetivos comandantes; e em outro o que se for averiguando, pertencente à geografia, à história natural e às observações físicas e astronômicas, e determinando-se que estes livros se fechem duplicados nas secretarias dos dois respectivos comandantes,

O Marquês de Pombal e o Brasil - Página 208 - Thumb Visualização
Formato
Texto