Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T1

CAPÍTULO I

Em agosto de 1911 o Comitê France-Amérique, oferecendo em Paris uma recepção em homenagem a várias individualidades da América Latina, convocou ao almoço organizado para esse fim figuras de relevo na política, nas letras, nas artes, nas ciências e no magistério francês.

A essa reunião, onde compareceram ministros, diplomatas, banqueiros, economistas e administradores das grandes empresas comerciais e industriais, os convidados de honra representando o Brasil foram o dr. Jorge Tibiriçá, antigo presidente do Estado de São Paulo, e o senador Azeredo, influente prócer da política federal, ombreando quase em prestígio parlamentar com o seu colega Pinheiro Machado.

Em semelhantes festas trocam-se brindes e alocuções. O famoso economista Anatole Leroy Beaulieu, membro do Instituto de França e diretor da Escola de Ciências Políticas, saudou os hóspedes da América Latina, salientando, como era de praxe, as afinidades de civilização e cultura entre a França e as grandes repúblicas sul-americanas. O sr. Jorge Tibiriçá, no mais puro francês, respondeu às boas-vindas do ilustre mestre e exprimiu os sentimentos de simpatia que nutria pela França e a obra do Comitê France-Amérique, a que desejava emprestar sua colaboração no Estado de São Paulo. Mostrou a seguir, em palavras aplaudidas calorosamente, as

Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T1 - Página 16 - Thumb Visualização
Formato
Texto