[#replace_header#]
[#replace_body#]FONTES DE ENERGIA E MATÉRIAS-PRIMAS ESCRAVIZANDO POVOS E FORJANDO IMPÉRIOS
"A Inglaterra, os Estados Unidos e a Alemanha, por simples efeito das suas condições geológicas, da sua maior riqueza de carvão de pedra, tornaram-se grandes países maquinofatureiros".
J. Pires do Rio
A guerra mundial para a conquista do carvão de pedra, do petróleo, do algodão, dos minérios e das matérias-primas necessárias à grande indústria moderna é antiga e contínua, mas a guerra para o domínio e utilização das fontes de energia elétrica, das quedas-d'água captáveis no mundo apenas se iniciou...
Desde aquele memorável dia em que James Watt inventa a máquina a vapor, no último quartel do século XVIII, surgiu uma nova era: a transformação industrial do mundo iniciada na Inglaterra com a utilização da força de expansão do vapor.
Também, depois que Abraham Derby, modesto fundidor inglês, benemérito de sua pátria, conseguiu, em Nothingham, destilar a hulha e obter o coque metalúrgico, tornando possível à siderurgia caminhar a passos agigantados, novos e desconhecidos problemas e imperialismos surgiram no mundo.