1. A biografia de Nóbrega recebeu o título intencional de Breve itinerário para uma biografia do Pe. Manuel da Nóbrega, fundador da Província do Brasil e da Cidade de São Paulo. Não se pretendeu fazer a história, já completa e definitiva, do fundador, mas o que expõe o título e explica a nota preliminar; e não se fez menos nem mais do que se intentou. Por outros termos: com este Breve itinerário abriu-se uma via, quanto possível reta e objetiva, para a grande Vida de Nóbrega, quando chegar o tempo de ela se escrever que não se prevê para tão cedo. Entretanto, como antecedente necessário aos livros que se lhe iriam seguir de Cartas e Monumenta, impunha-se organizar um lastro biográfico, documentado e homogêneo nos seus elementos essenciais. E por isso, e por não ser obra demasiado longa, o ilustre e competente historiador americano Jerome V. Jacobsen, da Companhia de Jesus, desejou vê-la traduzida em inglês para se conhecer melhor em todo o Mundo a empolgante figura de Nóbrega of Brazil, sobre quem ele próprio tinha escrito em 1942 um excelente estudo (Mid-America 38 [Chicago 1956] 121; cf. ib. 24 [1942] 151-189).
2. As Cartas de Nóbrega, edição de Acta Universitatis Conimbrigensis, tem o subtítulo de Opera Omnia. Quer dizer: este livro contém todos os seus escritos conhecidos, excluindo-se uma Quadrimestre, que lhe andava atribuída sem fundamento bastante (Mon. Bras. II 266). Para identificar esta edição, distinguindo-a das precedentes, cita-se Cartas de Nóbrega (1955). Pareceu a maneira mais simplificada, sem recorrer a siglas que não raro obscurecem a citação e dão canseira ao leitor.
3. De Monumenta Brasiliae, fez-se grande tiragem especial, dos três primeiros volumes, com o título de Cartas dos Primeiros Jesuítas do Brasil, por iniciativa da Comissão do IV Centenário da Fundação da Cidade de São Paulo (1954) e financiamento do Governo daquele Estado. Coincidindo entre si, seria indiferente citar um título ou outro. Por método, e também por simplificação, cita-se sempre Mon. Bras. Sendo a paginação a mesma, o leitor poderá verificar as citações pela tiragem dos três primeiros volumes que tiver à mão e mais lhe convier.