Hiléia Amazônica

ELUCIDÁRIO

Nos verbetes abaixo dão-se alguns esclarecimentos, sobretudo de ordem taxinômica, a respeito de animais e plantas que, no contexto do livro, apenas foram citados pelos seus nomes vulgares. Quanto aos índios, pareceu-nos útil dizer alguma coisa concernente à família em que se entroncam linguisticamente, localização das suas tribos e sinonímia, às vezes numerosa e desconcertante, por que são conhecidos. Ao reproduzir esses nomes, com frequência averbados pela primeira vez por autores estrangeiros, respeitou-se a grafia por eles adotada, onde não raro aparecem o "k", o "w" e o "y", hoje eliminados da nossa escrita. Sem dúvida, nesse arrolamento geral, não poucas definições seriam desnecessárias, se não tivéssemos em vista um ou outro leitor pouco familiarizado com a nossa língua.

A

Açacuzeiro (árvore) - Hura crepitans. Fam. das Euforbiáceas.

Açaí (palmeira) - Euterpe oleracea Mart. e outras espécies. Fam. das Palmáceas.

Acapu (árvore) - Vouacapoua americana Aubl. Fam. das Leguminosas. Há outras espécies com o mesmo nome e também uma Olacácea.

Acariuba (árvore) - Minquartia guyanensis Aubl. Tem outros nomes vulgares: acari e acaricuara.

Acauáio (índio) - Fam. Caraíba. Vivem na Guiana Inglesa, às margens dos rios Pomerum, Moruca, Cuiuni e Acarabise. Sin.: Akauayo, Akawai e Akawoio.

Aguapé - De um modo geral, qualquer planta aquática; mas, de preferência, as Eichhornia (Pontederiáceas), vulgarmente conhecidas por mururé, mururé-de-canudo, mururé-de-flor-roxa, mururé-orelha-de-veado, rainha-dos-lagos e violeta d'água. Ainda como sinônimo de águapé, diz-se golfo ou pasta, também sem distinção das plantas hidrófilas que povoam a superfície de lagos e outras águas paradas.

Aiana (índio) - V. Urucuiana.

Ajuri - Reunião e concurso gratuito de várias pessoas, para qualquer trabalho em comum. Sin.: adjunto, ajutório, mutirão, muxirão, putirum.

Ambé (cipó) - Philodendron imbe Schott e outras espécies do mesmo gênero. Fam. das Aráceas. Sin.: cipó-imbé, imbé.

Andiroba (árvore) - Carapa guyanensis Aubl. Fam. das Meliáceas.

Angelim (árvore) - Dinizia excelsa Ducke e outras Leguminosas do gênero, Hymenolobium. Sin.: faveira.

Anhinga (ave) - Anhinga anhinga. Fam. dos Anhingídeos. Sin: biguatinga, carará e miuá.

Aninga (planta herbácea) - Montrichardia arborescens Schott e outras espécies. Fam. das Aráceas.

Anta (mamífero) - Tapirus americanus Briss. Fam. dos Tapirídeos.

Apalaí (índio) - Fam. Caraíba. Vivem às margens do Jari, Paru (de leste), e Curuá, afluentes da margem esquerda do Amazonas. Sin.: Aparai.

Apiacá (índio) - Fam. Tupi. Habitantes do Arinos e Juruena, e também, abaixo da confluência desses dois rios. Não confundir com outros do mesmo nome, mas de origem Caraíba, instalados à margem esquerda do Tocantins e ao sul dos montes Tocaia, entre o Tocantins e o Xingu. Estes últimos são também conhecidos por Apingui.

Hiléia Amazônica - Página 329 - Thumb Visualização
Formato
Texto