São Vicente e as capitanias do Sul - As Origens (1501-1531)

As Origens

A capitania de São Vicente, continuadora de antigos povoados de homens brancos perdidos no ermo dos extremos meridionais portugueses da América, divergiu desde os seus primórdios das demais do Brasil, pelo fato de dirigir os seus filhos para o interior da colônia, ao invés de medrar na orla costeira dependente do oceano, de onde era possível receber socorros e escoar a produção.

Em São Vicente teria pouca dura a tentativa açucareira semelhante às que se encadeavam da Guanabara ao Rio Grande do Norte. Nem interessava à Coroa desviar para mais longe produção que encontrara terreno altamente rendoso a mais curta distância do mercado consumidor. Preferível se lhe afigurava tornarem-se os vicentinos guarda avançada dos domínios fronteiros aos dos castelhanos, e, eventualmente, constituírem elementos de operações contra os mesmos.

A invariável orientação do régio conselho que presidia as resoluções da monarquia, jamais se afastou da regra de auferir o máximo das colônias e nelas despender o mínimo. Tudo que lhes dissesse respeito era cuidadosamente medido antes de aplicado em consequência da exiguidade dos recursos à disposição do

São Vicente e as capitanias do Sul - As Origens (1501-1531) - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto