sujeitas a incontáveis reflexos de origem material ou psíquica. Os sentimentos de caráter extremamente íntimo são os mais difíceis de conter e dirigir, pois nos males espirituais, como nos corporais, todos nós somos mestres, todos dedicamos predileção por certos remédios e confiança em certos facultativos, ou encaramos com descrença absoluta não só os doutores como a terapêutica. Intervinha, porém, no século 16, o acaso histórico. A dissidência de Lutero lograria interessar apenas alguns teólogos campesinos, se explodisse cinquenta anos antes. As ideias do agostiniano eram entendidas por pequeno grupo de adeptos da justificação pela fé, o que não basta para explicar o repentino levante dos povos do norte. A verdadeira causa vamos encontrá-la em dois fatores preponderantes, hoje admitidos pelos exegetas de quaisquer dos credos, a saber: a luta contra o clero e a esperança na destruição do poder temporal e espiritual de Roma.
Calvino afirmava que a humanidade se compunha de um lado pelos justos, possuidores da vida eterna, e do outro pelos pecadores, condenados à perene danação, sem que nenhum pudesse alterar o seu destino, nem sequer concorrer para a glória divina. Na prática, segundo as doutrinas que difundia, estavam cortados os liames entre o crente e Roma, tornando-se cada protestante um padre. Recebia, destarte, a milenar luta entre o latinismo e o germanismo, inesperado auxílio de franceses chusmáticos.