O Visconde de Abaeté

VISCONDE DE ABAETÉ

A 20 de julho de 1847, criou um decreto imperial a presidência do conselho de ministros, "para dar ao ministério uma organização mais adaptada às condições do sistema representativo".

No dia em que se completaram setenta e seis anos dessa criação, realizou, no Instituto Histórico, o seu 2.° vice-presidente, atual Presidente do Tribunal de Contas, Ministro doutor Augusto Tavares de Lira, uma conferência, notável pela escrupulosa exatidão dos fatos e elevação das apreciações, como todos os trabalhos do autor, intitulada - A Presidencia do Conselho de Ministros - (1847-1889).

Da interessantíssima exposição, verifica-se que 32 foram as presidências do conselho que tivemos, sendo 23 os estadistas que ocuparam essa posição, porque alguns chefiaram mais de um gabinete: Olinda quatro; Caxias, três; Zacarias de Góis, também três; Saraiva dois.

Desses estadistas nove eram baianos, quatro mineiros; dois piauienses; dois fluminenses; dois pernambucanos; dois paulistas; um alagoano; e um nascido em Portugal.

O Visconde de Abaeté - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto