A política que convém ao Brasil

trabalhos, outros de efeito mais remotos, que pouco apenas notados.

Enquanto tudo favorecera aos Estados Unidos progredirem a passos de gigante, tudo tivemos contra nós impedindo civilizarmos este país tropical.

Da nossa própria evolução histórica ao nosso ambiente geográfico, mesológico, ao fator terra, ao fator homem, ao fator climatérico, ao fator administrativo, tudo contribuiu para o nosso progredir lento - comparativo com o da grande república norte-americana.

Se bem que todos esses fatores influem poderosamente no evoluir de um povo, e mesmo que muitos deles pesem ainda no atrofiar a evolução brasileira, ponderáveis como o são, entretanto, não são insuperáveis.

Para melhor apreciarmos as vantagens que os norte-americanos tiveram sobre nós, facilitando-lhes progredir assombrosamente, no seu passado e no seu presente, transcrevemos as seguintes palavras de seu grande historiador Karathan Coman:

"Geographic conditions favoured the formation of compact communities. The land available for settlements were in a narrow strip of territory rising from the sea to the foot hill of the Appalachian range.

Settlers did not penetrate this 'back country' till the supply of fertile low land was exhausted
"

Mas, pondo ainda em relevo a diversidade de cenário que encontraram os ingleses e os portugueses na América, para neles implantarem uma nova civilização, ouçamos o que disse Bryce:

A política que convém ao Brasil - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto