o comércio do Brasil, e vir a ser talvez um dia, pela sua posição geográfica, unm dos mais importantes entrepostos da América Austral" (9)Nota do Autor.
Não pretendendo fazer largas considerações sobre o aumento da população da província de Santa Catarina e da ilha em particular, limitar-me-ei a registrar, citando alguns dados, a progressão que se tem operado na da cidade do Desterro. Segundo La Pérouse, em 1785 ela era de 1.000 indivíduos; em 1803, passou a ser, diz Krusenstern, de 3.000 homens livres e alguns escravos; em 1824, a população do Desterro elevava-se, conforme Duperrey, a cerca de 6.000 almas, e, finalmente, em 1840, o presidente dava para a cidade e seu distrito a população de 7.178 almas, número que Aubé, sete anos depois, elevava para 7.812.
Desde a minha chegada ao Brasil ainda não tinha visto uma região tão aprazível como a da cidade do Desterro e seus arredores. O porto, situado a igual distância das duas extremidades da ilha, na direção de noroeste a sueste, é mais ou menos semicircular. A cidade acompanha os contornos das margens. Defronte, fica-lhe o canal que parece formar uma baía. Por todos os lados elevam-se colinas e morros de fomas várias e que,