maior que em outras freguesias, isto se explica pelo fato de existirem na primeira muitos engenhos de açúcar e uma armação, a da Lagoinha. Aliás, aqui, como em toda a ilha, não havia famílias que possuíssem mais de um ou dois escravos; o desejo de todos os lavradores, porém, era obter um número de escravos que satisfizesse simultaneamente a sua vaidade e a sua indolência.
Segundo informações prestadas pelo mesmo vigário, as mulheres da sua freguesia dedicam ao seu modo de trajar o mesmo cuidado dispensado pelas mulheres dos arredores da cidade. Acrescentou o meu informante que nos dias de festa quase nenhuma das suas paroquianas ia à missa sem meias de seda e sapatos de damasco. As mulheres que encontrei à minha chegada usavam geralmente vestido de indiana e chale de seda.
Durante a noite que passei na Lapa o tempo conservou-se claro, mas o vento soprava com violência do quadrante de oeste. Pela manhã, o patrão da lancha avisou-me que não podíamos partir e tive de passar o dia todo dando voltas em torno da igreja.
Como eu já havia verificado quando me aproximava de lancha, essa igreja fica situada ao pé de uma série de morros, que se estende paralelamente ao canal, ficando um pequeno intervalo entre