Viagem à Província de Santa Catarina (1820)

com o qual se comunica por uma passagem estreita e de pouca extensão.

Além de ser necessário vento favorável para poder-se franquear o canal, as águas do mar carregam para ali grande quantidade de areia que o obstrui, e desde que o rio Tubarão não lance no passo um volume de água bastante considerável, como acontece quando deixa de chover por muito tempo, as embarcações ficam impedidas de sair. A barra não dá atualmente entrada a navios de 11 a 14 palmos (2m. 42 a 3m. 08) de calado, tendo sido, entretanto, há dois séculos passados, accessível a grandes embarcações. À sua entrada, dentro da lagoa, existem diversas ilhotas rasas e pantanosas cobertas unicamente de gramíneas e que servem de abrigo a garças brancas e outros pássaros aquáticos. Dentre essas ilhotas destaca-se uma mais alta e de forma arredondada, onde crescem arbustos em meio de rochedos, e que serve de balisa aos pilotos que transpõem a barra. O fluxo da maré vai até os pontos mais afastados da lagoa, cuja água é salgada até o lugar denominado Carniça, distante da barra cerca de três quartos de légua, tornando-se potável desse local em diante.

A parte setentrional da língua de terra que separa a lagoa do mar, vista de longe, afigurou-se-me