Viagem à Província de Santa Catarina (1820)

Ao norte do braço intercontinental:

O Jaguaruna Pequeno (guarani e português, rio do cachorrinho preto), que é o mais próximo do Pontal; o Jaguaruna Grande e o Rio do Barbosa.

Na margem esquerda do braço intercontinental:

O Rio do Pinto, o Rio dos Fernandes, o Rio dos Tornos, o Batuby (do guar. batobi, morro agudo), o Bacuhy ou Bocuhy (do guar. mbacuy, o rio dos montes de areia), e o Rio dos Barrancos, todos muito pequenos, tornando-se um pouco consideráveis apenas com maré alta.

Na margem direita do mesmo braço:

O Rio das Três Barras, assim chamado por ser a embocadura comum de três rios, a saber — o Furta-Enchente, o S. João e o Três Barras, dos quais o segundo, o mais importante, tem 50 braças de largura e 4 de profundidade, navegável por canoas numa extensão de 3 léguas; o Rio dos Cavalinhos, navegável por canoas numa extensão de 10 milhas: o Pirabireba, ou, talvez, Piraberaba (guarani, pele de peixe), de largura bastante considerável e 3 braças de fundo, navegável por canoas até um morro pouco distante do sítio onde chega a maré; o Biguaçu (guar. biguá grande); o Ribei- rão, com 5 braças de largura, pequena profundidade