JOSÉ BONIFÁCIO, O PRIMEIRO. SUA CHEGADA AO BRASIL EM 1819. A FAMA QUE O AUREOLAVA.
Rerum honestarum pretium in ipsis est (Sêneca). O prêmio das ações honradas elas o têm em si, e o levam logo comsigo; nem tarda, nem espera requerimentos nem depende de outrem; são satisfações de si mesmas. No dia em que as fizestes, vos satisfizestes. E se fora de vós mesmo esperáveis outro prêmio, contentai-vos com o da opinião e da honra. Se vossos serviços são mal premiados, baste-vos saber que são bem conferidos. Este prêmio mental assentado no juízo das gentes, ninguém vo-lo pode tirar, nem diminuir. (Vieira).
Em 1819, chegara ao Brasil, procedente de Lisboa, José Bonifácio de Andrada e Silva. Esse nome, já naquela data, para os que rodeavam o trono de Dom João VI e para os que acompanhavam o movimento científico do mundo, sobretudo o de Portugal, era de si brilhante e atraía respeitoso carinho. Quem era, com efeito, José Bonifácio de Andrada e Silva?
Filho de Bonifácio José de Andrada e D. Maria Barbara da Silva, nasceu José Bonifácio de Andrada e Silva em Santos, Província de São Paulo, aos 13 de junho de