Um diplomata brasileiro na corte de Inglaterra: o Barão de Penedo e sua época

Oliveira Lima, "o mais notável dos nossos diplomatas do Império".

Sob muitos aspectos, não será exagerado afirmar que o Segundo Reinado aparece aqui analisado. Nas repercussões da política interna sobre a internacional. Através das gestões financeiras da Legação em Londres para industrializar o país. Retratando os dois maiores abalos do Império com a Guerra do Paraguai e a Questão dos Bispos. A dissolução política prejudicando a nossa representação no exterior. O contrabando de escravos e os problemas da navegação do Amazonas.

E muitas vezes - permitam dizer - documentos novos modificam radicalmente certos acontecimentos. Alguns bustos e outros medalhões se dissolvem diante dos protestos calorosos da verdade...

O autor procurou ser imparcial. Aproximando-se e mais possível do justo e fundamentado ao retratar a vida e a sociedade nas Cortes de St. James, Napoleão III, Pio IX. Vendo com simpatia a época do biografado, os seus contemporâneos, amigos e inimigos.

Especial cuidado se deu às relações de Penedo com seus colegas da carrière: Itajubá, Rio Branco, Itamaracá, Sergio de Macedo, Figueiredo, Cabo Frio, Joaquim Nabuco e Sousa Corrêia.

Em quatro anos de pesquisa e confrontação de documentos no Arquivo Penedo do Itamaraty, revolvendo inéditos da maior importância, que se estendem por cerca de trezentos maços e pacotes, com uma correspondência vastíssima, o autor talvez se tenha excedido em transcrições documentárias no decorrer deste volume.

Espera, no entanto, que o grande público reconheça as cautelas e as atenções indispensáveis para lidar com cristais finos... Segredos de chancelaria, vaidades e intrigas humanas.

RENATO MENDONÇA

Rio, 29 de abril de 1940.

Um diplomata brasileiro na corte de Inglaterra: o Barão de Penedo e sua época - Página 35 - Thumb Visualização
Formato
Texto