O intendente Câmara; Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, Intendente Geral das Minas e dos Diamantes (1764-1835)

"Bravos! Envio-lhe o meu caloroso parabém. (A sua bibliografia e documentação sôbre a matéria é simplesmente pasmosa. Onde diabo foi V. desencavar tudo aquilo?)."

Paulo Setubal

São José, 28 de janeiro de 1935)

***

"... Atentos os muitos labôres e dissabores do meu cargo - taedia ae labores vitae meae - como disse Marcial, só hoje se me depara ensejo de agradecer-te, já o oferecimento do Intendente Câmara já a nímia gentileza de mo trazeres pessoalmente.

Ontem é que lhe terminei a leitura. Fazendo-o, concluí contigo: "Manuel Ferreira da Câmara Bethencourt e Sá é, possivelmente, uma das personalidades mais notáveis de quantas o Brasil tem tido, em todo o período de sua existência."

Tive o prazer de admirar o teu trabalho, verdadeiramente hercúleo, de pesquisar, compulsar e reunir tantos documentos e de extrair-lhes o suco ideal, de que resultou o Intendente Câmara. Lembraram-me os tempos da minha infância, lá no velho Sêrro Frio. (Ai de mim! Como já se acham tão longe!!) Então, os garimpeiros, por processos rudimentares, abriam grandes catas. Destas removiam toneladas de terra, até encontrarem uns dois palmos de cascalho, que extraíam. Batiam-no em bacos, separando o grosso e só retendo o fino. A este lavavam-no em bateias, atirando fora o mais volumoso, até restar, apenas, o esmeril. No fundo deste, que era um punhadinho de poucas gramas, é que encontravam, afinal, um ou alguns pequenos diamantes. Com similar paciência beneditina, meu caro Marcos, é que obtiveste os formosíssimos brilhantes, que engastaste no Intendente Câmara.

Podes, portanto, com justificado orgulho, exclamar com o velho Horácio:

"Exegi monumentum aere perennius,

Regalique situ pyramidum altius.
"

Meus parabéns, pois.

Do velho criado, amigo e admirador,

Edmundo Lins

***

O grande mestre de nossa história Rodolfo Garcia, no tomo V, p. 12, da 3ª Edição Integral da História Geral do Brasil do Visconde de Pôrto Seguro, nota nº 23, escreveu: "Essa viagem de instrução pela Europa durou de 1790 a 1798. O chefe da missão era Câmara Bethencourt e dela faziam parte José Bonifácio e Joaquim Pedro Fragoso, que era português. - Marcos Carneiro de Mendonça, em sua erudita e exaustiva monografia - O Intendente Câmara - Rio, 1933, estudou, com documentos até então inéditos, essa excursão científica, corrigindo vários equívocos, entre os quais não era de menor importância o que conferia a José Bonifácio a chefia da missão."

O intendente Câmara; Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, Intendente Geral das Minas e dos Diamantes (1764-1835) - Página 579 - Thumb Visualização
Formato
Texto