A Bahia e as capitanias do centro do Brasil (1530-1626). História da formação da sociedade brasileira. Tomo 3º

conseguia trazer-lhe o principal da Santidade, que por sua vez devia arrastar atrás de si inúmeros sequazes. O mandatário não podia ter sido mais bem escolhido para o fim sertanejo típico da época, era veterano de várias bandeiras que por longo tempo tinham palmilhado o sertão, figurando sucessivamente nas bandeiras de António Adorno, de Sebastião Álvares, nas encomendadas pelo Governador Brito de Almeida e seu filho, pelo Governador Teles Barreto, pelo Governador Lourenço da Veiga e bandeira de Cristovam da Rocha. Na época houve alguns que se tornaram muito conhecidos, que para maior confiança infundir ao gentio, tingiam-se, riscavam-se, emplumavam-se ao seu modo, partilhando os seus ritos, usos e costumes, como fizeram Martim Soares Moreno, no Ceará, herói da conquista da costa leste-oeste, ou o mameluco Lásaro da Cunha, que esteve cinco anos entre os Tupinambá "do Raripe", onde depois dos combates entre tribos, e mesmo contra portugueses, misturava (diz ele) carne de porco com os despojos de vencidos, para fingir que os devorava, e, ao passo que o gentio comia carne dos prisioneiros, ele comia a de porco.

No caso de Fernão Cabral pouco adiantaram os ardis do mestiço, porquanto Manoel Teles mandou que se acabasse de vez com a idolatria, prendendo alguns fanáticos e mandando outros para o reino. O zelo destruidor vinha da pressão exercida pela população baiana, temerosa de que se avolumasse a abusão e pusesse em perigo a cidade do Salvador. Assim acabou a Santidade de 1585 ou 1586, que foi seguida de outras aparecidas esporadicamente em fazendas ou choças de pescadores indígenas semiaculturados. Muitos dos seus característicos exclusivamente atribuídos à magia africana — por exemplo -, práticas sobrenaturais a poder de galo ou bode preto, etc ... são

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