as margens são baixas e passam a ter um caráter nitidamente amazônico.
Sua largura oscila entre 50 e 120 metros, no referido trecho, deslizando as águas de maneira tranquila, pobres em materiais de aluvião, provavelmente porque as vimos no tempo da seca.
A região que o rio atravessa, de Caxias rumo à foz, caracteriza-se por sua altitude modesta, encontrando-se dentro da cota dos cem metros sobre o nível do mar.(2) Nota do Autor Nas vizinhanças daquela cidade, o relevo apresenta-se através de elevações mamelonares, com perfis que lembram escarpas de cuestas. Mas, a partir de Coroatá, o horizonte já se mostra bastante monótono, comprovando a existência da extensa Planície Maranhense, que descamba suavemente para o oceano, até constituir, a jusante de Itapecuru-Mirim, propriamente a Baixada, que no Mearim inferior se apresenta francamente inundável, no tempo das chuvas. Neste último trecho, abrem-se os admiráveis Campos dos Perizes, verdadeira miniatura do Pantanal mato-grossense, imensa planura horizontal que as águas encobrem no "inverno", mas que se torna enxuta e recoberta por uma vegetação rasteira durante o "verão", época em que recebe alguns milhares de cabeças de bovinos dos municípios vizinhos (Anajatuba, Rosário).
Há uma formação botânica que reponta com frequência no vale do Itapecuru, mais típica para os lados do Piauí: é a paisagem do agreste ou carrasco, vulgarmente designada pelo nome de "chapada", por corresponder aos grandes tabuleiros da região. Sua vegetação